O que é?

O método Virya fundamenta-se na Biomecânica Funcional e nos ensina a realizar melhor os movimentos do dia-a-dia e a praticar atividades físicas e esportivas com segurança, baixo risco de lesão e menos dor.

O treinamento proposto tem o objetivo de tornar o aluno mais saudável através de estratégias baseadas em padrões de movimentos funcionais e corretivos.

Outro diferencial deste método é considerar a história motora do cliente e suas características individuais para o movimento. Isso é possível graças à avaliação inicial que traça o Perfil Biomecânico do aluno. Esta avaliação nos revela as condições articulares, musculares e de controle motor, possibilitando um treinamento verdadeiramente funcional.

Desenvolvemos uma metodologia própria que integra elementos do treinamento e da reabilitação e cada sessão/aula é composta por estes elementos, que são:

Objetivos do nosso método de Treinamento Físico:

  • Ensinar os controles musculares para um bom posicionamento articular.
  • Treinar padrões de movimentos funcionais.
  • Desenvolver consciência corporal.
  • Melhorar a organização postural.
  • Promover ganho de força.
  • Aprimorar o condicionamento físico e a composição corporal.
  • Prevenir dor.

Liberação Miofascial

Em nosso método as aulas em grupo e os treinos individualizados começam sempre com o trabalho de liberação miofascial, pois uma das causas das dores miofasciais é a sobrecarga crônica de determinados músculos. Maus hábitos posturais e o uso repetitivo de padrões de movimento inadequados no dia a dia também podem gerar dores miofasciais.

A liberação miofascial prepara os diferentes grupos musculares para realizarem movimentos com maior naturalidade.

Diferente de uma terapia manual, durante as aulas cada aluno utiliza rolos, bastões e bolinhas aprendendo a realizar a liberação miofascial em si mesmo.

Estabilidade / Mobilidade

A organização funcional e a qualidade de movimentos precisa preceder o treinamento físico. Precisamos fortalecer o corpo para que tolere bem atividades esportivas, de endurance, ou mesmo cotidianas.

Este trabalho é realizado a partir da ativação da musculatura profunda e estabilizadora do tornozelo, da região lombo pélvica (core) e do ombro.

Asseguramos assim um bom posicionamento articular e preparamos estas estruturas para receberem sobrecarga, desenvolvendo seu controle e força muscular.

Devemos mobilizar ou estabilizar articulações conforme suas necessidades primárias. Aprender a se movimentar com qualidade envolve ativar os músculos estabilizadores e dinâmicos e saber que cada articulação tem um propósito a cumprir em cada tarefa:

Articulação                              Necessidade primária

Tornozelo                                       Mobilidade

Joelho                                            Estabilidade

Quadril                                           Mobilidade

Coluna Lombar                                Estabilidade

Coluna Torácica                               Mobilidade

Escápulo Torácica                           Estabilidade

Glenoumeral                                    Mobilidade

Treinamento Integrado de Movimentos

Priorizamos o treino de movimento ao treino dos músculos de forma isolada. Ao focar no movimento estamos fazendo os músculos trabalharem em sinergia e nos aproximamos dos padrões fisiológicos.

Cada articulação tem características que são próprias quanto o que podem oferecer de Estabilidade e de Mobilidade. Podemos dizer que cada articulação trabalha com um propósito e o Treinamento de Movimentos deve respeitar estes propósitos para preservar a saúde de nossas estruturas. Respeitar os propósitos articulares nos ensina o melhor alinhamento postural.

Equipamentos de musculação guiam a trajetória de movimento e estabilizam nosso corpo. Nosso método não incorpora tais máquinas justamente para ensinar estabilidade e equilíbrio.

Queremos promover a correta sinergia dos músculos, a melhora da função estabilizadora e otimizar o recrutamento muscular. Posteriormente gerar aumento de Força, de Potência e de Resistência. Isso tem enorme valor terapêutico: desenvolve o equilíbrio, ajusta as passagens de Força pelas estruturas corporais e traz melhora da função motora nos gestos cotidianos.

Os gestos funcionais podem ser classificados nas seguintes categorias: 

Agachamentos – que podem apresentar predominância no quadril ou no joelho

Empurrar ou “press”

Puxar ou “pull”

Resistir à rotação e à forças diagonais

A consciência dos movimentos envolve alinhamentos corretos e a capacidade de acelerar o corpo ou segmentos.

Trabalhamos com equipamentos adequados para os exercícios de força e potência que permitem adaptações aos gestos esportivos e funcionais e trabalham o ciclo alongamento/encurtamento.

Nossos equipamentos Keiser são seguros pois não apresentam impacto.

Os equipamentos Desmotec são capazes de proporcionar um gesto que produz o enriquecimento cortical promovendo melhoras na coordenação motora. A tecnologia Isoinercial Desmotec também gera uma sobrecarga na fase excêntrica das ações musculares. É justamente esta sobrecarga excêntrica que produz ótimos resultados em termos de força, prevenção de lesões, funcionalidade e coordenação.

Nossos equipamentos das marcas Keiser (pneumático) e Desmotec (isoinercial) representam o estado da arte em suas respectivas tecnologias em termos mundiais.

Treinamento Aeróbio

Propomos o uso de treinamentos aeróbios, intermitentes e intervalados, que promovem um aprimoramento cardiovascular eficiente.

O correto ajuste da postura na bicicleta, no elíptico ou na corrida ajuda a prevenir desgastes nas articulações. Utilizamos bicicletas e elípticos de última geração com resistência magnética, ajuste de carga preciso e medidor de potência.

Relaxamento

O relaxamento é importante para recuperação dos níveis de energia. As posturas restaurativas posicionam o corpo para promover bem estar e descanso.