Reabilitação

A Reabilitação oferecida pelo Virya está baseada na avaliação do perfil biomecânico e funcional do indivíduo.

Nossa avaliação é capaz identificar variações anatômicas, micro-descentragens articulares e desequilíbrios musculares capazes de interferir na capacidade de gerar padrões de movimento adequados.

Além da avaliação clínica utilizamos exames de imagem para traçar o perfil de cada paciente e orientar as intervenções necessárias.

O histórico de atividade física, as lesões degenerativas e os hábitos posturais, incluindo o dormir e o sentar são também parte do perfil mecânico do paciente.

As técnicas utilizadas para promover a reabilitação são: manipulação articular, liberação miofascial e exercícios terapêuticos para a reeducação do movimento.

A manipulação articular tem por objetivo permitir a melhor congruência (alinhamento) articular possível. No Virya utilizamos as técnicas de manipulação desenvolvidas pelo fisoterapeuta Belga Raymond Sohier. Apesar de suaves as manipulações são bastante eficientes. A recentragem articular geralmente é o primeiro passo para o retorno a função de uma articulação.

A liberação miofascial é necessária quando os músculos e fáscias estão sobre tensão excessiva e isso inibe sua capacidade exercer suas funções motoras. A liberação pode ser feita manualmente ou através de agulhamento.

A aplicação de um repertório de exercícios terapêuticos tem como objetivo o controle de movimentos excessivos e a promoção de estabilidade.

A aplicação das diversas ferramentas terapeuticas embasadas pelos achados clínicos da avaliação permite que as atividades funcionais da vida diária e a prática de atividade física e esportivas sejam restituídas com mais qualidade.