Treinamento

Promovemos a prática de atividades física com segurança, baixo risco de lesão e menos dor.

Aqui no Virya o objetivo das aulas é a transferência do treinamento para o desempenho cotidiano e esportivo. Precisamos fortalecer o corpo para que lide bem com as cargas das atividades esportivas cotidianas.

Por isso escolhemos exercícios e movimentos com algum grau de similaridade com os gestos que pretendemos melhorar. Desenvolvemos uma abordagem própria que integra elementos do treinamento e da reabilitação.

Iniciamos as aulas com exercícios de liberação miofascial e ativação muscular, para evitar sobrecarga crônica de determinados músculos. A liberação miofascial faz parte do aquecimento e prepara os grupos musculares para realizarem movimento com maior eficiência.

Controle das amplitudes de Movimento

Uma parte importante de nossa visão é “controlar as amplitudes de movimento” ou “restringir os graus de liberdade articular“. O movimento se torna eficiente quando realizado dentro de um trajeto controlado, evitando gasto energético desnecessário. Este controle motor é desenvolvido a partir da ativação da musculatura profunda e estabilizadora do tornozelo (foot core), da região lombo pélvica (core) e do ombro.

Transferência do Treinamento para os Esportes e para a Saúde

Porque gostamos da especificidade, priorizamos o treino das estruturas de movimento ao treino dos músculos de forma isolada.

A especificidade e a transferência do que é treinado para o desempenho esportivo acontece quando consideramos 5 aspectos:

1) A coordenação inter e intramuscular (estrutura interna);

2) Posição corporal (estrutura externa);

3) Sistemas energéticos envolvidos;

4) Tipo de estímulo e resposta sensorial;

5) A intenção do movimento;

Força e Potência nos Esportes

Quando falamos em Potência Muscular estamos falando sobre realizar os exercícios em Velocidade ótima de execução. A melhor relação mecânica entre Força aplicada e Velocidade de execução nos indica a “zona de potência“. Esta zona ótima de potência envolve também a escolha de repertório que considere a especificidade e demandas de cada esporte.

O gesto mais especifico possível é sempre o realizado no campo de jogo, e normalmente tem baixa sobrecarga: é o que fazemos nos jogos usando chuteiras, com raquete na mão, em cima de uma prancha, arremessando uma bola, etc…

Há, entretanto, alto risco em realizar os gestos específicos do jogo com sobrecarga. Imagine um tenista executando golpes com uma raquete de 3 ou 4 Kg!?

Já os exercícios tradicionais apresentam relativa segurança ainda que com cargas elevadas. Mas normalmente não é quem agacha com mais carga, nem quem faz  que joga o melhor tênis…

Treinar na zona ótima de potência nos oferece um bom grau de transferência (boa relação FxV) para melhorar o desempenho nas quadras. Cargas elevadas reduzem a velocidade de deslocamento… Consequentemente acabam adaptando o indivíduo para aplicar Força em baixas velocidades.

Equipamentos de musculação tradicionais são “gabaritos”: eles guiam a trajetória de movimento e empobrecem os estímulos de estabilidade e equilíbrio. Além disso permitem somente velocidades baixas de execução, dando “trancos” em altas velocidades.

A verdadeira transferência entre o treino e o desempenho ocorre quando conseguimos identificar as estruturas coordenativas e posições corporais que são frequentes nos jogos e promovemos sobrecarga nestas estruturas e ações.

Por isso empregamos equipamentos adequados aos exercícios de potência: permitem variações no repertório que contemplem a especificidade dos gestos e permitem gestos em Velocidades mais elevadas do que a musculação tradicional, sem os “trancos” nas máquinas.

Também utilizamos equipamentos Flywheel Training que oferecem resistência variável, ênfase na fase excêntrica e promovem melhora na força e na coordenação motora. A sobrecarga excêntrica é conhecida por produzir ótimos resultados em termos de força, coordenação e prevenção de lesões.

Condicionamento Aeróbio

Contamos com ergômetros (bicicletas e esteiras) para o treinamento cardio-respiratório.  Métodos intermitentes e intervalados são eficazes para uma melhora na saúde cardiovascular e respiratória.

Empregamos o controle da carga interna de treinamento, com sistema Firstbeat, para que o aluno obtenha os melhores resultados em termos de treinamento e recuperação.

Relaxamento

As posturas restaurativas posicionam o corpo para promover espaço para caixa torácica, manutenção das curvas fisiológicas e assim criar bem estar e descanso ao aluno.

Tipos de aula:

Aula Individual

A aula individual é ideal para o contato inicial com a nossa proposta e serve como base para o aprendizado de padrões de movimento adequados. Se você estiver se recuperando de uma lesão, a aula individual é a melhor maneira de começar. Com as aulas individuais é possível desenvolver um programa de treinamento terapêutico devolvendo função e movimento para posteriormente inserir o aluno em um programa de condicionamento.

Aula em grupo

O grupo tem até 5 alunos para que todos recebam atenção e correções dos professores e possam otimizar o tempo de trabalho com materiais disponíveis. As aulas podem ter temas que visem trabalhar ações musculares específicas.